Mas o que significa isso?
A chamada “abordagem” nada mais é do que a perspectiva teórica que o terapeuta escolheu se aprofundar, assim como as técnicas que possui maior identificação.
Seguem algumas das principais técnicas encontradas atualmente:
✔ Psicanálise;
✔ Terapia Cognitiva Comportamental (TCC);
✔ Gestalt-terapia;
✔ Psicoterapia Breve;
✔ Abordagem Centrada na Pessoa;
✔ Perspectiva Fenomenológico-Existencial.
Psicólogos geralmente recorrerão a uma ou mais destas linhas como manejo clínico, se apropriando de seus instrumentos como forma de intensificar os resultados.
E você, Valdirene Rigoni: qual é a sua abordagem?
Com a experiência clínica e histórico de identificação teórica, sempre estudei mais e recebi supervisões na Gestalt, na Psicoterapia Breve e na TCC. Os elementos de cada abordagem são adaptados a cada caso, de acordo com as necessidades específicas do cliente.
Independente da abordagem, ao escolher seu psicólogo observe atentamente se ele lhe transmite segurança em sua conduta clínica e se tem a habilidade de uma escuta empática e acolhedora. Tenha em mente que as técnicas são muito mais ligadas a identificação do profissional do que em sua efetividade propriamente dita. Todas as formas de trabalho são eficazes, a diferença é que verão você e seus problemas sob âmbitos diferentes.
Existem muitos preconceitos em relação à algumas abordagens, mas a verdade é que todas as teorias prezam pelo respeito ao ser humano e pela sua evolução, mesmo que as formas de buscar tal evolução sejam diferentes.
Procure um profissional responsável, atento às suas bases teóricas e possibilidades técnicas. Dessa forma, você estará em boas mãos. Uma aliança terapêutica de sucesso é fundamental para resultados satisfatórios.
Nenhum comentário
Postar um comentário