Dúvidas Sobre Psicoterapia

Postado sexta-feira, 30 de agosto de 2019


Quem costuma me acompanhar pelo Instagram @falecomapsi, já percebeu que criei a série #desmistificandoapsicologia, na tentativa de minimizar algumas ideias pré-concebidas a respeito do trabalho do psicólogo, assim como do processo de psicoterapia. Então, fiz um "apanhado" de algumas questões abordadas na nossa série para que você possa ler tudo de uma vez aqui no blog! Para facilitar a nossa didática, organizei em formato de perguntas e respostas. Então vamos lá…

1. Psicólogos têm problemas?

Simmmm! #somoshumanos claro! Pessoas de carne e osso como todo mundo! Psicólogos passam por adversidades e maus momentos nas suas vidas, mesmo que não o demonstrem diante de seus pacientes. Por isso a importância de psicólogos também fazerem psicoterapia. Além de resolver seus próprios conflitos, o profissional precisa estar bem para lidar com as demandas dos pacientes sem interferir em suas histórias com conteúdos pessoais.

2. Em uma roda de amigos, posso ser analisado por um Psicólogo que esteja junto?

Esse tipo de ideia é frequente... Eu pelo menos já ouvi muito em rodas de conversa: “olha, cuidado que ela vai te analisar”... Na verdade temos uma certa facilidade em observar o comportamento humano de maneira geral. Esse tipo de habilidade desenvolvemos com a formação, porém, não nos cabe sair por aí analisando ninguém. Então, ao conversar informalmente com um psicólogo, fique tranquilo. Avaliamos pessoas sim, mas no setting terapêutico (ambiente apropriado), com um objetivo específico e aplicando técnicas adequadas para tal finalidade!

3. Por quanto tempo irei a terapia?

Esse questionamento é comum aos clientes que estão iniciando o processo psicoterápico e às pessoas de maneira geral. É importante ressaltar que a maioria dos problemas que chegam para resolução em psicoterapia foram criados, muitas vezes, ao longo de anos. Desta forma, não há como prever o número de sessões que o tratamento de um cliente vai durar. Há pessoas que fazem sessões por alguns meses, outras durante anos e alguns por toda vida... Cada caso é único e vários fatores irão interferir na sua duração, principalmente a depender dos objetivos do cliente. De qualquer forma, não há como solucionar questões diversas em apenas duas sessões. É importante destacar que nem sempre o cliente está preparado para tornar consciente determinados conteúdos. Tudo tem seu tempo e o psicoterapeuta está capacitado para identificar o melhor momento para conduzir o cliente à determinados assuntos. Quanto ao término, alguns clientes decidirão por si mesmos em qual momento deixar de ir ou os próprios profissionais poderão dar a alta, a depender da abordagem adotada.

4. O psicólogo pode saber tudo sobre mim?

É comum ouvir das pessoas que há um certo receio em falar suas coisas para um psicólogo… Aproveito este espaço para dizer que você não é obrigado a dizer nada que não queira, mas lembre-se de que se trata de um profissional que deseja lhe ajudar e que segue um código de conduta ética em relação ao sigilo profissional. O psicólogo não faz o papel de polícia, nem usará suas informações para fins que não sejam autorizados por você! Na psicoterapia, você poderá falar o que quiser. O psicólogo não tem o poder de saber quais são os seus problemas ou inquietudes se você não os falar. Por isso a importância de procurar um profissional competente, de sua total confiança, onde você possa sentir-se acolhido sobre sua vida. O psicólogo usará técnicas que aprendeu para lhe assessorar e analisar a sua realidade, com base no que você disser, por isso não é bom que você minta, por exemplo. Não é produtivo para você, nem para ele. Se sentir vergonha em falar com seu psicólogo sobre um determinado tema, saiba que esse sentimento vai desaparecendo à medida que as sessões passam e você comece a confiar mais nele. Aos poucos você se sentirá confortável para expressar todo tipo de sentimentos (dor, medo, tristeza, alegria, euforia, fúria, etc.).

5. Você sabia que a graduação de um Psicólogo dura entre 5 e 6 anos?

Eu por exemplo cursei uma faculdade com a grade de 6 anos de duração. Mas não para por aí... Fazemos especializações; grupos de estudo, formações em uma determinada abordagem (já fiz uma postagem explicando um pouco sobre abordagens)... Lembrando que para quem trabalha na clínica, cada caso recebido exige muito estudo, dedicação e supervisão de casos (onde um profissional com menor experiência contrata outro para auxiliar em casos de maior complexidade). Sendo assim, inevitavelmente, sempre estaremos estudando! Ah, lembrando que além dos investimentos em estudos, o psicólogo também investe em seu desenvolvimento pessoal através da psicoterapia. Recomendo muito cuidado ao escolher o profissional que irá cuidar da sua saúde mental. Observe a formação e se o mesmo está capacitado a cuidar do seu caso.

Esse texto não tem o objetivo de sanar todas as questões, portanto, se você tem algum questionamento sobre o tema que não foi respondido aqui, me manda uma mensagem que terei o maior prazer em respondê-lo(a)!

Siga: @falecomapsi
Tecnologia do Blogger.
/

ENTRE EM CONTATO

Rua Oliveira Marques, 2140B
CEP 79805-021 - Jardim Central
Dourados - Mato Grosso do Sul

Formulário de contato

Nome

E-mail

Mensagem

© Valdirene Rigoni. Todos os Direitos Reservados.